Últimas Notícias

Valiant Comics, conheça mais sobre a editora de quadrinhos

 


Jim Shooter foi um nome muito conhecido na Marvel, Em 1975, Shooter foi convidado pelo editor-chefe da Marvel Comics, Marv Wolfman, para ocupar o cargo editorial vago por Chris Claremont.

Em Dezembro de 1977, Shooter foi convidado a ocupar o lugar do editor-chefe Archie Goodwin, tornando-se o editor-chefe mais jovem da Marvel. Shooter foi editor-chefe da Marvel entre 1978 e 1987, tendo contratado autores talentosos, como Frank Miller na revista Demolidor, John Byrne em X-Men e Quarteto Fantástico, Walt Simonson em Thor. Apesar de muitos acreditarem que Shooter salvou a empresa da falência certa, não foi um editor popular devido às discussões que tinha com os autores das histórias, com os seus colegas devido a métodos de edição ou com a diretoria devido a pagamento de royalties aos autores.


Shooter foi responsável pela alteração do argumento de algumas histórias, como o final da A Saga da Fênix Negra, criada por Chris Claremont e John Byrne, em Uncanny X-Men #135-137 (publicada no Brasil no #7 da 1ª série da revista Grandes Heróis Marvel da Editora Abril). Os autores não tinham planejado matar Jean Gray, algo que foi decidido após Shooter não ter considerado apropriado, em termos morais ou dramáticos, o final inicialmente apresentado.


Outro exemplo foi o final da saga que mostrava a batalha de Tony Stark (Homem de Ferro) contra o alcoolismo em Iron Man #121 a 128 (publicada no Brasil em Heróis da TV #69-76 pela Abril), desenhada por Bob Layton, ficou conhecida como "O Demônio na garrafa". Descontente com o final sem consequências apresentado por David Michelinie, pediu-lhe que alterasse, narrando a reabilitação com os efeitos da desintoxicação no personagem. Tal feito conquistou os críticos.


Em 1982, Shooter lançou a linha de graphic novels da Marvel, a qual incluiu vários títulos aclamados pela crítica como A Morte do Capitão Marvel ou X-Men: Deus Ama, o Homem Mata. Em 1984, com argumento de Shooter e desenhos de Mike Zeck e Bob Layton, a maxissérie de 12 edições Guerras Secretas apresentava a quase totalidade dos principais personagens do Universo Marvel. Este crossover estendia-se praticamente por todas as revistas da editora, tendo ramificações que persuram até à actualidade. Foi também uma importante manobra de marketing, tendo sido lançada uma linha de bonecos baseados nesta saga.


No final de 1986, quando a Marvel foi vendida à New World Pictures, os executivos deixaram de pagar royalties retroativamente. Após um pedido de demissão de Shooter, a Marvel realizou um acordo no qual pagariam os referidos royalties e Shooter teria mais poderes como editor-chefe, comandando a editora sem interferências. No entanto, após a conclusão da negociação da venda à New World, em 1987, o Presidente da Marvel Jim Galton recusou-se a cumprir tais condições, pelo que Shooter escreveu um manifesto de desagravo que enviou para o novo dono da empresa, tendo sido despedido.



Em 1989, após sua saída da Marvel, ao lado de um grupo de investidores Shooter fundou a Valiant Comics. 


As primeiras criações originais no seu começo eram majoritariamente escritas por Shooter, mas que incorporam outros escritores. Os novos personagens foram: Harbinger, Guerreiro Eterno, X-O Manowar, Shadowman, H.A.R.D. Corps, Rai e Archer & Armstrong. 


Durante a década de 90 Valiant conseguiu um enorme sucesso, ganhando vários prêmios da indústria e repetidamente vender muitos mais números do que DC ou a Marvel. Mas, com a implosão da indústria de quadrinhos na década de 90, a Valiant sofreu de maneira letal, durante este período de crise, a empresa foi comprada pela Acclaim Entertainment em 1994, uma empresa de jogos que decidiu fazer um “Reboot” de todos os títulos Valiant, a fim de torná-los mais fáceis de traduzir quando transferi-los para o meio dos videogames.


O resultado dessa decisão foram títulos como Turok: Dinasour Hunter e Shadowman, jogos que encontraram audiência nas plataformas da época. Esta associação não durou muito tempo, porque depois de uma série de más decisões Acclaim Entertainment entrou em falência em 2004. A Acclaim teve que vender todos os seus bens durante este processo, incluindo a Valiant Comics e o direito da grande maioria dos seus títulos. Ao seu resgate vieram Dinesh Shamdasani e Jason Kothari, que na época eram estudantes de negócios da Universidade da Pensilvânia. Dinesh e Jason eram também fãs de quadrinhos e, especialmente, Valiant, empresa que tinha crescido na década de 90 e não queria vê-la morrer. Depois de muito esforço, trabalho e oito anos após a aquisição, Dinesh e Jason reinauguram a Valiant Valiant Comics sob o nome Entertaiment, em 2012 e com este evento também teve o nascimento de um novo universo em quadrinhos. 




Em maio de 2012, o universo Valiant ressurgiu das cinzas e foram publicados quatro séries regulares dos personagens originais da década de 1990. Estes foram X-O Manowar, Harbinger, Bloodshot e Archer & Armstrong. A editora vem se consolidando como um selo emergente, capaz de competir com outras editoras, e continua incorporando personagens e conceitos da Valiant original. 


Hoje, a Valiant Comics consagra-se como o terceiro grande universo de super-heróis do mundo dos quadrinhos. A editora tem publicado série com um elevado nível de qualidade, elogiado pela critica e pelos fãs.


O principal diferencial entre o universo Valiant e as demais editoras de quadrinhos é que, ao contrário de editoras como a Image, Dark Horse, BOOM! ou Dynamite, todos os personagens da Valiant co-existem em um mesmo universo, com a diferença de que não temos tantos títulos de um mesmo personagem (ou ele não aparece em vários títulos no mesmo mês), o que ajuda a ter um controle e coesão na cronologia.




Apesar do número reduzido de personagens (comparando com as outras editoras de quadrinhos) e do tempo relativamente menor de existência da Valiant em relação aos outros universos de quadrinhos, convém separar este elenco em alguns grupos para facilitar a sua vida. Portanto, vamos lá:

PSIOTS
PSIOTS-VALIANT

Os Psiots são um grupo de indivíduos humanos com habilidades especiais congênitas. Analogamente são como os mutantes ou inumanos na Marvel. No entanto, em 90% dos casos, estes indivíduos necessitam ter suas habilidades “ativadas” através de dolorosos e sacrificantes processos que muitas vezes chegam ao limite da tortura física e mental. As habilidades dos Psiots não se restringem à telepatia e telecinése e variam muito. 

Apesar de tais dons derivarem basicamente de uma intensa atividade cerebral, estes podem se manifestar como super força, descarga e absorção de diversos tipos de energia, voo, projeção física e astral, manipulação de temperatura e muitos outros tipos de poderes.

As tramas envolvendo os principais Psiots podem ser acompanhadas em “Harbinger” e em seguida nos títulos chamados “Unity” e  “Imperium”. 

Seus principais protagonistas são:


Toyo Harada
toyo-harada

Talvez o mais poderoso indivíduo de sua espécie, um Psiot nível omega com habilidades telepáticas e telecinéticas que praticamente só são limitadas pelo stress físico de seu corpo mortal. Harada é um milionário ancião que usa seus poderes de forma inescrupulosa para construir um império e através da secreta Fundação Harbinger criar o que ele mesmo entende como uma utopia no Planeta Terra. A Fundação Harbinger é responsável pela ativação de diversos outros Psiots no universo Valiant e alvo de muitos conflitos nas publicações da editora. Harada tem uma visão geopolítica unilateral e extrema Em seu entendimento, o crescimento e evolução da raça humana, assim como manutenção da paz no planeta só pode ser alcançado através de alguns sacrifícios e muitas vezes de intervenções usando força bruta.


Peter Stanchek 
Peter-Stanchek

Aparentemente o protagonista do título “Harbinger”, Stanchek é um raro caso de psiot que nunca necessitou ter seus poderes ativados por ações externas intencionais. Com capacidades em nível omega que se equivalem às de Harada, mas sem muito controle sobre as mesmas, Peter é um dos seres mais poderosos e perigosos do Unvierso Valiant. O jovem no entanto, sofreu durante toda a sua infância e adolescência em virtude do tormento causado por suas habilidades telepáticas. Com isso recorreu a uma vida de vícios em medicamentos e crime para sobreviver. Quando começamos a acompanhar a vida de Peter, ele é resgatado pela Fundação Harbinger, e aprende a controlar um pouco suas habilidades. Peter permanece sob a tutela de Toyo Harada até o momento em que descobre os métodos e intenções de seu mentor. Daí surge o mais dramático conflito desde o início do novo Universo Valiant.

Livewire 
Livewire

Amanda McKee já foi o braço direito de Toyo Harada desde que foi resgatada pelo bilionário em um orfanato. Harada treinou pessoalmente McKee e a ajudou a aprimorar suas habilidades tecnopatas. Se valendo de seus poderes de interação com qualquer tipo de tecnologia além de projeção energética, Livewire se torna talvez o membro mais importante da Fundação Harbinger depois de Toyo. Amanda no entanto se volta contra seu mentor durante a rebelião de Peter Stanchek e o trai, deixando a Fundação e partindo para o exílio. Pouco tempo depois, ela é recrutada do exílio em um esforço desesperado de Toyo Harada para conter o recém chegado ao planeta, Aric Dacia e sua armadura alienígena, Manowar. Amanda é o único ser humano, além de Aric (que foi escolhido pela própria armadura) capaz de controla a Manowar e, ao utilizar a armadura pela primeira vez, tem seus poderes amplamente aumentados descobrindo tudo sobre os planos de dominação mundial de Harada. Novamente a moça se volta contra seu ex-mestre, reúne e lidera a principal equipe de super seres do Universo Valiant, Unity composta pelo próprio XO-Manowar, além de mercenário Ninjak e Gilad Anni Padda – o Guerreiro Eterno.


Zephyr
Faith

Faith Herbert é o coração de “Harbinger” e talvez do Universo Valiant inteiro. A jovem nerd plus-size fã de Firefly e Star Trek teve suas habilidades psióticas ativadas pelo próprio Peter Stanchek (por quem teve uma leve paixão inicialmente). Faith, que é órfã de pai e mãe sempre quis ser uma super heroína e vê no convite da Fundação Harbinger para a ativação de suas habilidades seu sonho realizado. Infelizmente, Faith descobre rapidamente e às duras penas que a vida de um super ser não é nada fácil. A jovem salva a vida de Stanchek logo em seguida se juntando a ele em sua rebelião contra Harada. Juntamente com Peter e Kris Hathaway, Faith funda a equipe de psióticos chamada Os Renegados e planejam dar fim ao império de terror de Harada. Em suas muitas aventuras, Faith é recrutada pela equipe Unity e tem presença marcante nos principais eventos da Valiant sempre servindo de bússola moral das equipes que integra. Com uma habilidade bem mundana (Faith consegue voar e transportar uma pessoa voando em uma projeção cinética), esta heroína por muitas vezes salva a vida de companheiros de equipe muito mais poderosos que ela usando somente a esperteza e seu grande coração.


ALIENÍGENAS 
O componente alienígena é muito forte na formação do universo Valiant principalmente por conta da origem de seu principal personagem: XO-Manowar. A mitologia alienígena também está presente em menor escala em títulos como “Archer e Armstrong” e logo em seguida em “Unity”, mas tudo sedimentado pela aparição dos seres extra-terrestres conhecidos como “A Vinha” que fazem sua primeira aparição nas páginas de “XO-Manowar”.

XO-Manowar 
xo-manowar

A Marvel tem seu Homem-Aranha e Capitão América. A DC Comics tem Batman e Superman. Aric de Dacia é o bastião do Universo Valiant. Aquele personagem com molde mais tradicional que geralmente serve como ícone da editora. Não que a editora gire em torno deste personagem, mas de alguma forma o título alavancou o relançamento desta linha de quadrinhos misturando história antiga e ficção. Imagine se Conan o bárbaro se tornasse o Homem de Ferro, mas ao invés de usar uma tecnologia terrestre, suas armas fossem muito mais avançadas do que qualquer coisa aqui no nosso planeta. Isso é basicamente a trama de origem de “XO-Manowar”. A história envolve abduções de povos antigos da raça humana usados como escravos em outros planetas. Um desses escravos é Aric de Dacia, um valoroso guerreiro Visigodo do século V que se rebela contra seus captores e toma posse da arma alienígena mais poderosa do povo conhecido como a Vinha, a armadura Shanhara também conhecida como a armadura Manowar. Por efeito de dilatação temporal, Aric retorna a um planeta Terra muito diferente em meio ao século XXI. Desconhecendo totalmente os eventos históricos dos últimos 1600 anos, Aric entra em conflito com as forças armadas e posteriormente com a força tarefa formada por Toyo Harada e Livewire para contê-lo. Aric é contido pela equipe de Livewire, mas em seguida volta a usar a armadura para proteger o planeta da ira da Vinha e outros inimigos.


OS IMORTAIS 
Anni-Padda

Os Imortais apesar de serem somente três na Valiant são um componente importantíssimo no contexto deste universo pois além de transitarem por praticamente toda a história da humanidade na editora, estão espalhados por diversos títulos diferentes e fazem interfaces interessantes com outros núcleos narrativos da editora.
O seres imortais sumérios da Valiant são os irmãos Ivar, Aram e Gilad Anni-Padda e receberam a dádiva (ou a maldição) da imortalidade ao roubar de uma terra chamada “Faraway” e posteriormente ativar um dispositivo de origem desconhecida chamado “Boon”.

Ivar 
Ivar

Também conhecido como “Timewalker” (aquele que caminha através do tempo), Ivar Anni-Padda é o mais velho dos três irmãos aventureiros. Ivar foi o responsável pela ativação do dispositivo chamado “Boon”que concedeu o dom da imortalidade a ele e seus outros irmãos. Ele desenvolveu um método de viagem temporal baseado em mapeamento de fendas temporais. Ivar possui um dispositivo em forma de bússola que indica fendas temporais e ele as usa para transitar pela história da humanidade. Logicamente este tipo de atividade gera um batalhão de inimigos nos mais diversos períodos da cronologia da Valiant, além de uma conturbada relação com os outros irmãos Anni-Padda. Ivar é uma espécie de Doctor Who distorcido no universo Valiant. Suas motivações nunca são 100% claras e seus planos são ambíguos. Ao lado da brilhante Física teórica, a Doutora Neela Sethi – Ivar tenta prevenir um futuro obscuro para o universo Valiant, sem interferir tanto nas linhas temporais da editora.

Aram
Armstrong

Aram, também conhecido como Armstrong, além de imortalidade e um certo nível de invulnerabilidade, teve sua força aumentada pelo acidente com o artefato desconhecido. Modificado drasticamente pela experiência, Aram vaga pelo planeta através do milênio sem muito propósito além de ficar bêbado e se divertir pelo Planeta. Até que finalmente nos tempos modernos é abordado pelo jovem Obadiah Archer, que tenta em vão assassiná-lo. Os dois em pouco tempo descobrem objetivos em comum que se relacionam às origens da imortalidade dos irmãos Anni-Padda e partem em busca do artefato que concedeu os poderes a Aram. Armstrong é o irmão do meio da família Anni-Padda e é frequentemente retratado como um fanfarrão e um boêmio incurável. Com uma história de vida extremamente vasta, o personagem participou de vários eventos importantes na história da humanidade e é retratado como um apreciador dos prazeres da vida e um vagabundo de marca maior.

Gilad
Gilad

Gilad, o “Punho e Aço” também é conhecido como o “Guerreiro Eterno” da Valiant. O mais novo dos irmãos Anni-Padda aparentemente morreu durante a expedição a terra chamada “Faraway”. Expedição esta que tinha o intuito de trazer o artefato “Boon” até a cidade dos irmãos Anni-Padda. Sua aparente morte foi o catalisador para que Ivar ativasse o artefato e devastasse a cidade inteira, além de conceder imortalidade aos três irmãos. Gilad, que antes de ser imortal já era um grande guerreiro, começa então a servir as entidade chamadas “Geomancers” – humanos comuns escolhidos pela Planeta Terra para serem seus protetores. Com o passar dos anos a serviço dos Geomancers, Gilad se torna um guerreiro ainda mais experiente, participando de praticamente todos os conflitos armados da história da humanidade desde o crepúsculo da Mesopotâmia até os dias atuais. Um mestre no combate e um homem com um passado sombrio e marcado pelo fracasso, Gilad se junta ao grupo de super seres, Unity para tentar conter a chegada de Aric de Dacia e a armadura Manowar à Terra. A conexão do Guerreiro Eterno com o Geomancer o põe em conflito com diversas forças no Universo Valiant até o fim dos tempos e ele está destinado a lutar eternamente para proteger esta entidade.


OS OUTROS PERSONAGENS
Se você não é um Psiot, não tem uma origem alienígena ou não é um imortal não tem problema. O Universo Valiant é bem estranho e vasto e existe espaço para vários outros tipos de personagens como você verá nos exemplos a seguir.

PROJETO RISING SPIRIT
PRS

A organização conhecido como P.R.S. é o fabricante de armas mais prolífico do Universo Valiant. O grupo responsável pela criação da maior arma artificial fabricada no Planeta Terra – o soldado Bloodshot – desenvolveu ou ajudou a desenvolver grande parte do equipamento militar Americano e Europeu no universo da editora nos últimos dois séculos. Uma organização com interesses financeiros que frequentemewnte entra em conflito com Toyo Harada e sua Fundação Harbinger, além de ter participação nas origens de personagens como Obadiah Archer e os H.A.R.D. Corps.

H.A.R.D. Corps
HARD-CoRPS

Os H.A.R.D. Corps são um time suicida patrocinado pela nefasta organização “Projeto Rising Spirit”. Os membros são homens e mulheres com implantes neurais que os permitem acessar poderes similares aos dos Psiots de maneira artificial e controlados por uma espécie de comando central. Os H.A.R.D. Corps são agentes para-militares dispensáveis (caso um deles seja capturado seus implantes são detonados e a pessoa morre) e podem utilizar seus poderes (que variam de voo, invulnerabilidade até projeções de energia) somente um de cada vez. As ações de campo dos HA.R.D. Corps são coordenadas geralmente por um líder mais experiente que define os poderes dos outros membros da equipe dependendo da situação em questão.

Bloodshot
Bloodshot

O soldado conhecido como Bloodshot também é um criação esdrúxula do PR.S. e tem um histórico traumático e muito obscuro. Apesar de ser associado ao nome Ray Garrison, devido a uma enorme quantidade de manipulação de memória não há como definir precisamente as origens desta arma viva antes do processo que o tornou uma máquina de matar. O que se sabe é que o agente codinome Bloodshot é um soldado que foi infectado artificialmente pelo P.R.S. com uma quantidade absurda de agente nanitas. Estes microscópicos organismos artificiais dão a Bloodshot capacidades regenerativas extremamente aceleradas, além de um grito sônico, habilidades de camuflagem e certo grau de transmorfização. Associado a um trenamento militar prévio extremamente rigoroso tudo isso torna BloodShot um personagem extremamente temido na Valiant. Uma mistura extrema de Capitão América com Wolverine analogamente.

Obadiah Archer 
Archer

Ainda bem jovem, Obadiah Archer foi identificado pelo P.R.S. como um Psiot em potencial. Em seguida, Archer é abduzido e submetido a um intenso estressante tratamento para ativação dos seus poderes em instalações para treinamento de Psiots da P.R.S. Archer é identificado como um Psiot capaz de copiar e reproduzir virtualmente qualquer habilidade, poder ou talento através de uma conexão com uma chamada “consciência coletiva”. Com este poder que basicamente o faz “herdar” qualquer tipo de conhecimento ou habilidade prévia da raça humana até o momento, Acher se torna interessante para a organização ancestral conhecida como “O Secto”. O Secto, fundado no Egito antigo e ao longo dos anos dividido em uma gama de facções bizarras, atualmente é chefiado por Thelma e Joe Earl Archer. Estes adotam o jovem Archer e o treinam com o objetivo de matar Aram Anni-Padda e reaver o artefato “Boon”. Archer é criado em um ambiente religioso / militar extremamente rígido e treinado toda a sua infância para matar Armstrong (chamado de “demônio”). Logicamente ao se defrontar com o imortal pela primeira vez, mesmo com sua ingenuidade, Archer percebe que está lutando do lado errado e se alia a Aram para lutra contra o Secto. Archer tem uma das habilidades mais incríveis do universo Valiant e nas páginas de “Archer e Armstrong” o leitor percebe lentamente a extensão deste poder que começa somente com habilidades físicas e artes marciais e se estende até coisas inacreditáveis (mesmo). A ingenuidade é a marca registrada de Obadiah, o que o coloca em conflito com os anos de malandragem de Aram nas páginas do gibi da dupla o tempo todo. Apesar de Archer ser um Psiot (e um dos mais poderosos), como não tem afiliação direta nem a Fundação Harbinger, aos Renegados nem aos H.A.R.D. Corps o jovem pertence a uma classificação distinta dentro da Valiant.

Quantum e Woody
Quantum-e-Woody

Na infância Eric e Woody Henderson eram irmãos adotivos inseparáveis. Mentes brilhantes. Melhores amigos. Hoje em dia são dois fracassados. Parentes afastados por mesquinharias, eles são obrigados a se unir para solucionar o assassinato de seu pai e tentam conviver em harmonia enquanto desvendam o crime. Protagonizada por irmãos que não se suportam, mas acidentalmente recebem super-poderes de braceletes que devem ser tocados uma vez a cada 24 horas (ou os dois se desintegram) e um elenco que vai desde uma clone latina ninfomaníaca a uma CABRA super inteligente (que na verdade é o pai dos dois personagens). Eric é o irmão certinho, mas que nunca conseguiu nada na vida seguindo pelas regras. Já Woody é um 171 de marca maior, delinquente desde a adolescência e sempre quer tirar vantagem das situações. O humor de “Quantum e Woody” é histérico. Não confunda histérico com caricato. Eric e Woody tem aquela dinâmica peculiar de filmes de ação da década de 1980-90 como Máquina Mortífera na qual dois indivíduos opostos são obrigados a conviver juntos. A premissa é clichê, mas a execução é soberba.

Doutora Miragem
Dra-Miragem

A Doutora Shan Fong consegue se comunicar com os mortos. Ela usa esta incrível habilidade mediúnica em seu trabalho como investigadora e eventualmente para ajudar as pessoas. A única alma com a qual ela não consegue se comunicar no entanto é a de seu falecido marido, Hwen. Das páginas de Shadowman para uma sensacional mini-série solo lançada em 2014, esta é a premissa básica da nova encarnação da personagem. Originalmente na década de 1990, Dr. Mirage foi um gibi paranormal protagonizado por um personagem masculino com uma co-protagonista feminina. A Doutora Miragem portanto, é uma jovem mulher sobrecarregada com o fardo de suas habilidades de comunicação com os mortos e ironicamente desconectada da pessoa que mais lhe é importante, seu marido. Shan é escrita de forma realista e tem uma personalidade prática, mas problemática, uma vida conturbada e cheia de cicatrizes emocionais. Assim como muitas mulheres que conhecemos. Uma personagem das mais tridimensionais da nova safra de personagens femininas. Dra. Miragem é um gibi misterioso, sensível, com um clima tenso e meio etéreo e uma ótima leitura para os fãs de ficção paranormal.


Divinity
Divinity

Moscou, 1945. Abram Adams é um bebê negro abandonado convenientemente às portas da residência do ministro de relações exteriores da Rússia. Seus pais adotivos eventualmente morrem e Abram é adotado pelo Estado. Seu potencial para a ciência é reconhecido e o jovem é educado com o melhor que a “pátria mãe” pode oferecer a seus filhos em termos de formação acadêmica. Durante o período pré-Guerra Fria, o jovem (juntamente com outros dois candidatos) é selecionado para o programa espacial secreto mais ousado da União Soviética – levar três cosmonautas aos limites da universo conhecido. Em um veículo espacial capaz de atravessar grandes distâncias e através de uma série de etapas de hibernação criogênica a equipe embarca em uma missão de 30 anos para explorar os limites da realidade. Nesta viagem Abram se torna o ser mais poderoso da Valiant, o único personagem em todo o Universo da Editora com o poder de manipular toda a realidade a sua volta. Enquanto na Marvel e DC temos pelo menos uns 15 personagens deste tipo, na Valiant só existe um deles.
É claro que existem diversos outros personagens marcantes na editora. Shadowman – o mestre das artes ocultas e da magia no Universo Valiant. O ninja mercenário a serviço do MI-6 e do Unity, Ninjak. A bruxa anarquista dos pântanos conhecida como Punk Mambo. O guerreiro Japonês do futuro, Rai. Fica a critério do leitor explorar um pouco mais este elenco em expansão.


Há! Você pode ainda não ter percebido, mas no Universo Valiant a diversidade é tratada de forma tão natural e direcionada pelas histórias escritas que você nem percebe que os três indivíduos mais poderosos da editora são exatamente 3 minorias. Quer ver?
Toyo Harada é o Psiot mais poderoso do Universo Valiant. Uma mistura de Pofessor Xavier, Magneto e Lex Luthor mas com embasamento político muito mais apurado e um plano de ação muito mais estruturado e definido que os outros. Harada transita num região totalmente cinzenta e capaz de fazer todas as nações unidas de refém. Um Japonês vítima e sobrevivente da bomba atômica.

Os Geomancers são os arautos do próprio Planeta Terra escolhidos pela natureza e abençoados com o controle de todas os poderes da Terra para protegê-la. Uma espécie de Capitão Planeta em uma forma humana, só que com um poder que nem eles mesmos conseguem medir. Os Geomancers também detém o conhecimento aprofundado das origens e segredos do nosso Planeta assim como o seu futuro. Periodicamente quando um Geomancer morre a Terra escolhe outro em seu lugar. O primeiro Geomancer da era atual do Universo Valiant é a jovem Kay McHenry – Uma moça caucasiana e bem comum. Kay é substituída em pouco tempo pela mais jovem ainda Tama – uma menina de origem Asiática.
Tama

Como já falamos, o único ser capaz de alterar a realidade no Universo Valiant (na editora isso é coisa séria) é um cosmonauta negro criado na União Soviética comunista durante a Guerra Fria. Se isso não é diversidade, não sei o que mais pode ser.
Além disso em Quantum e Woody temos dois irmãos, um negro e um branco formando uma família de negros com um filho adotivo branco criados por um pai solteiro que posteriormente se transforma em uma Cabra. Sim. Isso é diversidade de uma maneira bem estranha.

Shadowman é um personagem negro com título próprio e reflete um legado familiar de um poder passado a ele fomrnado uma identidade própria. No próprio título “Shadowman” é feita a introdução da Doutora Shan Sofia Fong, uma poderosa médium capaz de se comunicar com os mortos que tem suas capacidades constantemente duvidadas por homens mais velhos e tem que provar seu valor.

Ainda falando sobre mulheres,  Amanda McKee (a Psito chamada Livewire, lembra?) é a líder do único grupo de super heróis da Valiant, Unity e a única pessoa (excluindo o portador) digna a usar a Armadura de Shanhara. Livewire foi a única a conseguir derrotar de fato XO-Manowar em combate.

No campo dos criadores, a Valiant já era pioneira em contratar minorias desde a década de 1990. Os criadores da dupla Quantum e Woody, Christopher Priest e M.D. Bright são artistas negros. Atualmente a Valiant emprega as autora veterana Jen Van Meter (que escreve as histórias da Dra. Miragem), Amy Chu e os autores negro Christopher Priest e Karl Bollers.

Ainda sobre as mulheres: A Valiant atualmente se comprometeu a promover uma personagem feminina para ser sua representante icônica como a Mulher Maravilha é na DC Comics. Esta personagem é a heroína plus-size nerd chamada Faith Herbert, codinome Zephyr.

Então se minorias e representatividade são o seu interesse em termos de quadrinhos, a Valiant tem de sobra.

Sabe onde você pode conhecer todo esse fantástico universo!? Através da Social Comics, lá, você tem acesso ao catálogo da Valiant, fácil, fácil.

Nenhum comentário