Últimas Notícias

MATRIX: Teoria sobre Neo NÃO ser o escolhido.



Então, Matrix é um dos filmes mais complexos que já vi, a trama se enreda por várias filosofias, são várias referências espalhadas pelos 3 filmes, jogos, quadrinhos e as animações sob o título de Animatrix.

Apesar do primeiro filme ter estreado em 1999, pela quantidade de informação gerada não é de se estranhar o número de teorias que são criadas na internet, o que ocorre até hoje.

A poucos dias me deparei com uma muito interessante sobre quem seria o verdadeiro escolhido.

Caso você não tenha assistido o filme o texto abaixo tem spoilers.


Esse novo ponto de vista sobre a história do filme nos fala que O Escolhido (The one, no original), não é o Sr. Anderson/Neo.
Pode parecer meio confuso, mas vamos explicar.

Há uma profecia que diz quem será O Escolhido, para isso tal pessoa deve:

- Nascer na Matrix

- Ter a habilidade de mudar a Matrix

- Poder destruir a Matrix.

Então, quem além de Neo poderia ser?

O Agente Smith!
















Quando a primeira Matrix foi construída, um homem nasceu dentro dela, com a habilidade de mudar o que ele quisesse, para fazer a Matrix ao seu desejo.

Esse foi o primeiro de nós e nos trouxe a verdade.

Quando ele morreu, o Oráculo profetizou que ele retornaria e traria a destruição da Matrix e da Guerra.

Vamos aos fatos que contribuem para essa teoria.

Neo não nasceu na Matrix e sim em uma das plantações, isso foi mostrado no primeiro filme, então ele não estava por perto quando a Matrix foi criada.

Mas o agente Smith sim...

No terceiro filme, Smith chama O Oráculo de mãe.  
começa a fazer algum sentido?

Neo não altera a Matrix, Smith sim o faz, o que Neo pode fazer é distorcer ou ignorar seus conceitos em determinados pontos.
Smith sim altera a Matrix, isso foi visto no final do terceiro filme, onde o mundo está totalmente diferente.

Neo é quem negocia com as máquinas o fim da guerra, contudo é a tomada de poder de Smith que faz com que as máquinas queiram acabar com a guerra.



Então, concordam que ele sim é o Escolhido?

Smith é o escolhido sim, mas de forma inconsciente.  Mas então porque todos as personagens se referem a Neo como sendo O Escolhido?

O Oráculo sabia que o agente Smith era O Escolhido, mas propositalmente engana as pessoas, para que ela possa lidar com seus deveres com a humanidade.



Isso faz com que o comentário da "Mãe" seja mais forte.


"Criar uma mentira elaborada era a única maneira de realmente mudar o sistema.

3 comentários

Unknown disse...

O que me deixou mais intrigado foi a revelação do Oráculo a Trinity no primeiro filme, falando a ela que se apaixonaria pelo Escolhido.

Jaldomir S. Filho disse...

Besteira. Smith sequer é uma pessoa, nunca nasceu.

xAndre disse...

Faz sentido, pois o Neo não tinha poderes para Destruir a Matrix, apenas interferir, como ele fez dentro e fora dela com as sentinelas, já o Smith, esse tinha poder de alterar e destruir e caso tivesse vencido, faria, pois ele estava desconectado, sem proposito. Todas os programas e máquinas tem um proposito(exceto as que se desconectam e se refugiam) quando elas perdem o proposito, retornam a fonte para serem destruídas, MAS, existem aquelas(como existem humanos) que consegue se desconectar. Faz sentido a teoria.