Últimas Notícias

HQ Bando de Dois | Danilo Beyruth





Algumas semanas atrás tive o prazer de ler uma hq emprestada por uma colega do trabalho.



O Artista e roteirista já me chamou a atençao, Danilo Beyruth que reescreveu Astronauta de Maurício de Souza, nas edições Magnetar e Singularidade, além dos trabalhos com São Jorge Vol. 1 Soldado do Império e seu trabalho mais aclamado, Necronauta. 

Vamos falar de cada um deles posteriormente.




O quadrinho em questão, foi Bando de Dois.

Logo de cara o trabalho chama a atenção pela capa, uma cabeça em um baú de madeira, pensei logo em algo envolvendo apocalipse zumbi, mas pra minha surpreza e alegria, não podia ser mais diferente.









Antes de partir para a história, é bom ressaltar o trabalho feito pela Zarabatana books, a edição é toda em papel off-set, tipo oficio, e de capa cartonada, grossa, o que dá um ar áspero e daí já cria uma identidade pra revista.

A arte tem o traço que é a identidade do Danilo, e toda em preto e branco, lembra muito um cordel, os personagens são bem expressivos de traços fortes, os planos em duas páginas são muito bons.


Um faroeste que se passa no sertão, conta a história de dois cangaceiros que foram os últimos a sobreviver a uma "tocaia" (uma emboscada), e um deles recebe uma última missão, enquanto o outro tem seus próprios motivos para entrar nessa jornada.
Tudo envolvendo os costumes e mitos e a religiosidade popular da região.


O roteiro me agradou muito, sou nordestino de Pernambuco e a impressão que tive foi que o Danilo cresceu aqui, o domínio da cultura em detalhes simples me deixou muito feliz, apesar do desfeicho deixar um pouco a deseja, não tira o mérito do trabalho, a revista foi considerada como a melhor HQ de 2010 pelo site Universo HQ, além de receber vários outros prêmios.



Bando de Dois
ISBN: 978-85-60090-26-6
Formato: 21 x 28 cm
Páginas: 96
Preto e Branco

Prêmio HQMIX 2011:
- MELHOR EDIÇÃO ESPECIAL NACIONAL DE 2010
- MELHOR DESENHISTA NACIONAL DE 2010 
- MELHOR ROTEIRISTA NACIONAL DE 2010 
Prêmio Angelo Agostini (AQC-SP) - MELHOR LANÇAMENTO DE 2010
Blog dos Quadrinhos (UOL-Paulo Ramos) - MELHOR HQ NACIONAL DE 2010
Site Universo HQ - MELHOR HQ NACIONAL DE 2010
Site O Grito - MELHOR HQ DE 2010
Blog Gibizada (O Globo) - MELHOR HQ DE 2010

Entre as 10 MELHORES HQs DE 2010 na opinião dos jornalistas e profissionais dos quadrinhos: Audaci Júnior (Jornal da Paraíba); Delfin (site UHQ); Hector Lima (site Goma de Mascar); Heitor Pitombo (Revista de História da Biblioteca Nacional); Jota Silvestre (blog Papo de Quadrinho); Marcelo Santos Costa (site O Grito!); Marcelo Martinez; Marcelo Miranda (jornal O Tempo); Mariamma Fonseca, Samanta Coan e Luciana Cafaggi (blog Lady's Comics); Paulo Floro (site O Grito!); Pedro de Luna (blog Jornal do Brasil); Renato Lebeau (blog Impulso HQ); Rodrigo Febronio (programa Banca de Quadrinhos); Salvador Camino (site Ambrosia); Sidney Gusman (site UHQ); Telio Navega (blog Gibizada/jornal O Globo); Tiago Cordeiro (site Melhores do Mundo).

Nenhum comentário